quarta-feira, 5 de abril de 2017

Os 13 porquês


Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


Resenha:  A lição geral aqui...é que as ações têm consequências...
Bem pra começar, tenho que dizer o que realmente me fez ler esse livro... foi ver o trailer da série, fiquei curiosa...já tinha pensando em ler esse livro á muito tempo, mas sempre deixava ele de lado...até que uma amiga me deu o empurrão necessário! Estou tentando encontrar as palavras certas para descrever este livro...vocês não fazem ideia do quanto está sendo difícil...achar as palavras certas e escrever a resenha ao mesmo tempo.

A narrativa de "Os 13 porquês" é impactante. O livro oscila pontos de vista, entre presente e passado. Temos a história narrada por Hannah e suas gravações, mais intercalada com os pensamentos de Clay...o que torna tudo único.

A voz de Hannah penetra na sua alma, ela realmente fala como você...posso dizer honestamente... que os sentimentos tanto de amor, raiva, alegria, dor ... saem das páginas... Tudo que eu posso dizer é o seguinte: Prepare-se. Pois essa história vai quebrar você em milhões de pedaços e ainda assim você vai devora-la...


Os 13 Porquês” é um livro curto, rápido...li em uma noite. Por mais que a história seja triste...a leitura ti prende, e você começa a gostar completamente da Hannah...queria que ela tivesse tido um final diferente, mas quanto mais eu me aprofundava na leitura...via que ela estava morrendo aos poucos...minhas emoções ficaram na borda...a cada fita, a cada decepção dela, a cada perda de confiança...a perda dos lugares que ela amava e se sentia feliz...a cada perda...foi adicionando um peso esmagador no meu peito...cada página me derrubou.

"Você abre o seu coração para uma pessoa e todos acabam rindo."

A última fita despedaça o seu coração!

Acho que este livro capturou bem todos os sentimentos...

As pessoas gostam de procurar razões claras que façam sentido...eles querem que a Hannah dê uma boa razão para ela se matar. Na verdade muitos acham, que as razões da Hannah não eram muito "sérias", eram infantis e excessivamente dramáticas...Mas, na realidade, na maioria das vezes, são as pequenas coisas que se acumulam, dia após dia, que nos quebram...uma coisa pequena...que se transforma em algo grande...até que tudo se mistura em um único sentimento de desesperança.

Tudo o que a Hannah precisava era de um amigo...alguém em quem confiar...alguém para ouvi-la sem críticas...ela perdeu tudo o que tinha de valor pra ela, os lugares que amava, as coisas que gostava...eu senti toda a sua dor...de não ser compreendida por ninguém, de não ter um amigo...foi devastador sentir a sua dor...chorei com ela, sorri com ela...entrei de cabeça nessa história.

"Mas todo mundo virou as costas. 
Ninguém perguntou se havia algum problema comigo."

Os 13 Porquês” é mais que um livro para reflexão. É um livro para você parar e avaliar o que você está fazendo e tentar melhorar, tentar ser melhor para você e para os outros. Escutem mais, pensem antes de agir, você nunca sabe quem você irá atingir ao agir sem pensar, ou quem você irá machucar...se pensar somente em você. Sim, Hannah poderia ter tido um caminho diferente, uma escolha diferente, se tivessem entendido a situação em que ela se encontra - totalmente perdida...e só agora, ouvindo as suas fitas, lendo suas palavras que podemos refletir...que poderia ter sido diferente, poderia não ter acontecido nada daquilo, ela poderia ter ficado viva. Mais não ficou. O real motivo da sua gravação é óbvio, não é só apenas contar o motivo do seu suicídio, mais contar o que levou ela a essa decisão.

Todo mundo tem sua opinião quando o assunto é suicídio, muitos acreditam que se suicidar, é apenas para chamar a atenção...mais não é bem assim, seria simples querer se destacar, mais a morte não é querer ser o centro das atenções, acredite. Nenhuma pessoa toma essa decisão do nada, simplesmente tudo vai perdendo o sentido aos poucos...nada tem mais solução...tudo o que essa pessoa precisa é de alguém que a faça mudar de ideia...que a faça ver a luz de novo...

No fim trata-se de uma história às avessas, meio quebrada...com tudo o que é obvio a vistas, que nos ensina que precisamos ser mais conscientes das nossas ações e compreender em como pequenos atos egoístas podem afetar uma pessoa.

Com toda a certeza...eu recomendo a leitura... tem uma linguagem fácil, adulta mais com um toque juvenil que é possível compreender facilmente...muitos foram de cabeça na série na Netflix...mas recomendo que comece pelo livro...porque ele realmente adicionar uma tonelada de profundidade para tudo... é aqui que você conhece todas as razões por trás de cada ato...é aqui que você ver a garota por trás da dor, da amargura, do sofrimento...da insegurança...este livro me aproximou tanto da personagem... que no fim eu só queria abraçá-la...

Seja qual for a ordem que você escolher fazer primeiro, leia o livro!

2 comentários:

  1. Olá, eu não imaginava a profundidade. Todo mundo falando do "Os 13 porquês", mas nada despertou tanto a minha curiosidade quanto a sua resenha. Está muita bem escrita, bem estruturada.
    Irei ler o livro com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii Willian, esse livro me quebrou...não é pra qualquer um! Mas ti faz pensar e refletir...nem sei ainda se vou ver a serie, ainda to pensando! Depois me conta o que achou, ok! Bj

      Excluir