quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Se eu ficar

Ficheiro:If I Stay.jpg



Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 



"Se eu ficar. Se eu viver. Cabe a mim."

"Se Eu Ficar" narra a história de Mia, que está em coma após o acidente que matou seus pais e irmão...Anestesiada e suspensa entre a vida e a morte, tentando entender o que está acontecendo ao seu redor, Mia tem algumas horas para reavaliar sua vida, considerar seu futuro e decidir se quer desistir de tudo ou lutar para continuar viva. Ela passa a ser expectadora da própria vida no leito do hospital. 

Com uma delicadeza e sensibilidade, Gayle Forman nos conduz pela vida de Mia, com flashbacks que nos mostram seu dia a dia e todos os fatos relevantes que ajudaram-na a ser a pessoa que é...passagens de sua vida com Adam, a família, a amiga Kim, sua paixão por violoncelo...e ao mesmo tempo sua atual vida no hospital. Descobrimos a amplitude do sofrimento da família e dos amigos e da própria protagonista, dividida entre sobreviver ou desistir...

"Eu não estou certa de que este é um mundo que eu pertenço mais. Eu não tenho certeza que eu quero acordar." 


"[...]Estou executando o show. Todo mundo está esperando por mim. 


Eu decido. Eu sei disso agora. E isso me assusta mais do que qualquer outra coisa que aconteceu hoje. " 

Em meio as lembranças da própria Mia, eu acabei me colocando no lugar dela, rindo e chorando com ela. Todos nós, acredito eu, tememos a morte, mas Mia nos mostra que morrer é muito fácil, viver e ter que passar por tantas dificuldades é o que realmente dá medo.


"Adam está chorando e em algum lugar dentro de mim eu estou chorando, também, porque eu estou sentindo coisas no passado. Eu não estou sentindo apenas a dor física, mas tudo o que eu perdi, e é profundo e catastrófico e vai deixar uma cratera em mim que nada vai preencher."


"Adam esta resmungando algo agora. Em voz baixa. Mais e mais, ele está dizendo:Por favor por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Finalmente, ele pára e olha para minha cara. "Por favor, Mia", ele implora. "Não me faça escrever uma canção." ( Lindo )


Se eu ficar é uma história curta e emocionante que mostra medos e desejos de uma adolescente entre a vida e a morte...mostrar o lado bonito da vida e como a família, seja ela formada por pais, irmãos ou até melhores amigos, é algo essencial para seguir em frente e ser feliz.

"O amor pode fazer você imortal." 

Uma leitura extremamente rápida...que vale á pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário